Boletim da Zona Sul
Rio Grande: Prefeitura realiza reunião com povos e comunidades tradicionais
O debate sobre a revisão do Plano Diretor foi denominado "Oficina - Povos e Comunidades Tradicionais e o Direito à Cidade"
Confira também:
Zona Sul: Votação da Consulta Popular começa nesta quarta-feira
São Lourenço do Sul: Definidas as músicas classificadas para o 1º Verso e Canto Farrapo
A reunião para tratar da revisão do Plano Diretor de Rio Grande contou com a participação específica de integrantes dos povos e comunidades tradicionais – quilombolas, indígenas, pescadores artesanais e povos de matriz africana. O debate, denominado “Oficina – Povos e Comunidades Tradicionais e o Direito à Cidade”, durou cerca de duas horas e ocorreu na sede da Secretaria de Município de Coordenação e Planejamento (SMCP), na segunda-feira (2), sendo coordenado pelo titular dessa pasta, Roque Werlang e pelo adjunto da área de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Chendler Siqueira.
O objetivo principal foi apresentar a revisão do Plano Diretor aos povos e comunidades tradicionais, que não haviam participado de reuniões anteriores, conforme esclareceu o adjunto da SMCAS. Como o grupo não tinha comparecido em outros encontros, foi preciso ouvir as demandas e esclarecer o processo de revisão. “A reunião foi para que pudéssemos ter um diálogo e um fortalecimento dos vínculos com os povos e comunidades tradicionais. Assim, ampliamos o processo democrático e temos mais olhares sob a nossa cidade nesse momento de revisão do Plano Diretor. Essas comunidades são expressivas e importantes na construção do nosso município”, afirmou o secretário Roque Werlang.
As primeiras oficinas para debater a revisão do Plano Diretor iniciaram no final de abril desse ano. Conforme prevê a legislação, a cada dez anos é necessário que haja esse processo de revisão. Durante a exposição, o secretário-adjunto da SMCAS explicou que o Estatuto das Cidades prevê no artigo 39, parágrafo 3º, que, no mínimo, a cada dez anos, a lei do Plano Diretor deve ser revista. Em Rio Grande, o Plano foi definido com a Lei Municipal 6585, de agosto de 2008.
Outro instrumento de participação da sociedade na elaboração do novo documento do Plano Diretor se dá por meio de “consulta pública”, como por exemplo, a participação da população pela plataforma “Decide Rio Grande” (http://decide.riogrande.rs.gov.br). Nesse endereço, todo o cidadão e cidadã tem acesso ao projeto de revisão do Plano Diretor, bem como a informações detalhadas sobre o processo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário